LM

LM

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Luz branca ou luz amarela? Saiba como e quando usá-las!

Na decoração o projeto luminotécnico é muito importante. Um projeto luminotécnico bem planejado faz toda a diferença. Em nosso dia-a-dia percebemos que as dúvidas de clientes são frequentes e por isso queremos compartilhar algumas dicas aqui.
Uma dúvida recorrente na área de iluminação é sobre a cor da luz das lâmpadas. Os dois tipos mais utilizados são as lâmpadas com tonalidade de luz amarela e aquelas que possuem tonalidade de luz branca.
Algumas pessoas preferem a luz branca por sentir uma sensação de maior luminosidade, enquanto outras preferem as amarelas pela sensação de aconchego. As lâmpadas fluorescentes e fluorescentes compactas possuem as duas tonalidades de luz e de maneira geral são as mais utilizadas. No caso destas lâmpadas apesar da sensação luminosa ser diferente de pessoa para pessoa, a quantidade de luz gerada é praticamente a mesma, seja ela amarela ou branca. Já as lâmpadas incandescentes, só possuem tonalidade de luz amarela e a quantidade de luz gerada dependerá da sua potência.


Em um ambiente residencial, sempre recomendamos, no geral, os tons amarelados, pois um ambiente com luz aconchegante proporciona descanso e relaxamento. Já em ambientes de escritório e trabalhos que exijam maior nível de concentração, recomendamos as lâmpadas brancas.
As lâmpadas que emitem fachos de luz amarelados, ou mais quentes, tornam os ambientes mais confortáveis, estimulando a pessoa ao relaxamento. Por isso são indicadas para ambientes como quartos, salas e áreas de estar em geral, onde o usuário, após um dia de trabalho, poderá encontrará um espaço aconchegante e propício ao descanso.

A luz amarela é também conhecida por
ser semelhante a luz do dia

Luz amarela gera conforto visual e relaxamento. Ideal para quartos e salas.
Neste quarto foi usada a luz branca. Comparem com o quarto acima.
Não provocou a mesma sensação visual que a luz amarela causou.

As lâmpadas que emitem luz branca, ou branca-azulada, chamadas de frias, causam exatamente o efeito oposto. Por serem mais estimulantes, são mais indicadas para ambientes de trabalho, como escritórios e indústrias, e ambientes residenciais como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, facilitando a visualização de alimentos e utensílios domésticos.


Luz branca facilita o trabalho, seja em um escritório ou em uma cozinha.
Uma sala requer uma iluminação aconchegante. Neste caso foi usada
a luz branca, que tornou o ambiente "frio" e possivelmente menos relaxante.

Algumas pessoas têm a impressão de que a lâmpada branca ilumina mais que a lâmpada amarela. Mas isso não é verdade. A quantidade de luz exposta no ambiente de ambas as lâmpadas tem a mesma intensidade luminosa. No entanto, para o olho humano, a luz branca parece iluminar mais pois oferece maior conforto visual já que se exige menos esforço para visualizar um objeto comparada a luz amarela que é mais escura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário